Star

Menu
Notícias
Beata
Vida e curiosidades relacionadas ao nome da santa salesiana Laura Vicuña
22 de  janeiro de 2019 | Autor : Assessoria de Comunicação | Fonte : Assessoria de Comunicação

Laura Vicuña nasceu em 5 de abril de 1891, em Santiago do Chile. Quando o pai morreu, inesperadamente, a mãe se refugiou com as duas filhas pequenas na Argentina. Em 1900 Laura foi recebida no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, em Junín de los Andes, situado na região de Neuquén. No ano seguinte, fez a primeira comunhão e, como São Domingos Sávio, tomou os propósitos de amar a Deus com todo o seu ser, de mortificar-se e de morrer, se fosse preciso, para não cometer pecado; fazer com que Jesus fosse conhecido e reparar as ofensas feitas a Ele.

Depois de ter intuído que sua mãe vivia numa situação de pecado com outro homem por não ser casada com ele, ofereceu a própria vida a Deus para que ela se convertesse. 


Seu primeiro biógrafo, o Pe. Crestanello, conta-nos: "Laura sofria no segredo de seu coração. Um dia decidiu oferecer a vida e aceitar de boa vontade a morte, em troca da salvação da mãe. Pediu-me que abençoasse esse seu ardente desejo. Eu demorei muito a concordar com ela". 

Progrediu no caminho do sacrifício e, com a permissão do confessor, abraçou com voto confidencial os conselhos evangélicos. Consumida pelos sacrifícios e pela doença, morreu em Junín de los Andes (Argentina), no dia 22 de janeiro de 1904 aos 13 anos de idade. 


Em sua última noite, Laura revelou seu segredo: "Mamãe, eu vou morrer! Faz tempo que pedi isso a Jesus, oferecendo a minha vida para que você volte para Deus... Mamãe, antes de morrer eu não terei a alegria de saber que está arrependida?". No dia do enterro de Laura, a mãe voltou aos sacramentos e começou uma vida nova. Os restos mortais de Laura estão na capela das Filhas de Maria Auxiliadora, em Bahia Blanca (Argentina). 

No dia 03 de setembro de 1988, na Colina das bem-aventuranças juvenis, na presença de milhares de jovens participantes do Confronto '88 o Papa João Paulo II beatificou a heroica menina e a propôs aos jovens como modelo de coerência evangélica levada até o dom da vida, por uma missão de salvação.

 

Curiosidades referentes ao nome Laura Vicuña 

  

Você sabia que em Playas (Equador) em 1948 foi pela primeira vez escolhido o nome de Laura Vicuña para uma casa das FMA? 

A casa seguinte se abriu logo em 1949 em Campos (Brasil). Hoje (22.01.2016) há 62 casas (comunidades) dedicadas a ela no Instituto das FMA, das quais as duas últimas foram abertas em 2013, em Go Vap Ho Chi Min (Vietnam) e em Malololeilei (Samoa). A relação completa das casas está no ANEXO, no fim das presentes curiosidades.

 

Você sabia que o continente mais “rico” de casas dedicadas a Laura é a América, e a nação é o Brasil?

Precisamente são 26 casas na América ( 7 no Brasil!, 4 no Chile, 2 na Argentina, 2 no Equador, 2 na Colômbia, 2 no México, 1 na República Dominicana, 1 no Peru, 1 no Paraguai, 1 na Venezuela, 1 na Bolívia, 1 no Canadá e 1 nos Estados Unidos).

 

Você sabia que em Rivalta de Turim “No dia 30 de maio de 1965 foi inaugurado o Centro Laura Vicuña na presença de mais de dois mil jovens?

A promotora e animadora que cuidou da realização da obra, naqueles anos, foi Madre Angela Vespa – superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora [...] O Centro obteve tal aceitação que em maio de 1970 realizaram-se ali as finais dos Jogos da Juventude, de vôlei e de basquete femininos. Depois de muitos anos de serviço à comunidade de Rivalta e arredores, tinha chegado o momento de uma virada. Em setembro de 2003 a Associação Dom Bosco Onlus adquire das “Filhas de Maria Auxiliadora” todo o complexo denominado Laura Vicuña e imediatamente concede em comodato a gestão da parte esportiva à Associação Oasi Laura Vicuña. O motor da nova vida do centro é Pe. Aldo Rabino. Sacerdote salesiano, apaixonado esportista, que dedicou sua vida aos jovens. [,,,]”  

 

Você sabia que existem sites de Laura Vicuña, criados no Centenário de sua morte ( 22.01.2004)?

Um exemplo seria o site criado por Pierre de Saint Martin (Chile)  http://lauravicuna.free.fr/es/index_es.html

Você sabia que, no Instituto das FMA, existe apenas uma Inspetoria dedicada a Laura Vicuña?

Inspetoria Salesiana Laura Vicuña tem sede em Manaus (Brasil) e foi fundada canonicamente em 1961.

Para mais inromações, clique aqui

Fonte: Site das FMA


Rua Benjamin Constant, 1531 Bairro : Olaria - Porto Velho - RO Telefones : (69) 3224.2404
CNPJ : 05.210.570/0001-20

 

>Ensino

 

Comunicação