Star

Menu
Notícias
Religião
Retiro Espiritual com os Educadores Salesianos
11 de  abril de 2022 | Autor : Assessoria de Comunicação | Fonte : Assessoria de Comunicação

No dia 09 de abril de 2022, em Porto Velho-RO, aconteceu o encontro anual de espiritualidade com os educadores salesianos, reunindo professores, funcionários, colaboradores e FMA, pertencentes à Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia. A casa anfitriã foi o Instituto Maria Auxiliadora que disponibilizou seus ambientes para acolher a todos, tornando-se nesta manhã, o local favorável para a vivência do espírito de família, precioso legado de nossos fundadores.

“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), foi o tema que iluminou toda a jornada na qual estiveram presentes grande número de educadores das casas salesianas de PVH: Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Instituto Laura Vicuña (ILV) e Centro Social Madre Mazzarello (CESMMAZA).  Marcante e significativa foi a presença da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora Auxiliadora, de Humaitá-AM, na pessoa da diretora, Rosimeire Sales Abadia e das professoras: Rosikelly Sales Abadia, Rafaela Vieira Guacebe e Francilaura de Jesus Fabrício da Silva, todas ex-alunas salesianas do Patronato Maria Auxiliadora.

Um encontro voltado para a dimensão espiritual, rico de afeto e alegria salesiana que marcou a todos, desde o momento da acolhida e oração inicial na Capela do Instituto Maria Auxiliadora. O momento oracional, conduzido por Ir. Edwirges Souza, coordenadora da Pastoral, teve como ponto alto o rito penitencial: os participantes, em dupla, dirigindo-se ao centro da capela, estendiam as mãos sobre uma bacia onde a água era derramada, simbolizando a purificação da alma que se reconhece pecadora diante da misericórdia do Senhor. Nesse tempo de conversão, próximo à Santa Semana, onde Jesus, exemplo do Amor Maior, fez a vontade do Pai, somos convidados a seguir seus caminhos, como fizeram tantos santos e, especificamente, São Francisco de Sales que, após 400 anos da sua passagem entre nós, ainda faz ecoar em nossos corações a sua mensagem: ‘Fazei tudo por amor, nada por força’.

No auditório do IMA, com a sábia mediação do padre Antônio Carlos da Cunha, SDB, aprofundamos o sentido do chamado que o Senhor fez a cada um(a) para estar bem espiritualmente, em vista da missão que temos com os educandos, ou seja: rezar, ouvir, discernir e agir para caminhar com Jesus e testemunhar com nossas atitudes, nossas vidas.

 

Com a oração da Campanha da Fraternidade, Padre Antônio ajudou-nos a aprofundar os aspectos essenciais da mesma oração: Pai Santo, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva; ajudai-nos a promover uma Educação Integral; fortalecei-nos para que sejamos corajosos na missão de educar. Mãe educadora, com a sabedoria dos pobres e pequenos, ajudai-nos a educar com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz. Jesus olha nossas qualidades, nosso empenho, nossa entrega. Uma verdadeira reflexão para a nossa missão educativa.

O lanche, com sabor delicioso e bem recheado, fruto da partilha entre os retirantes, foi também uma rica experiência de fraternidade. Momento culminante da nossa jornada foi a Celebração Eucarística, animada com cantos e orações, em sintonia com CF 2022 e a Estreia desse corrente ano. Tudo em perfeita conexão com o que vivenciamos nesta manhã, fruto da graça de Deus em nossas vidas.

Coordenação da Pastoral

Escolas Salesianas de Porto Velho-RO


Rua Benjamin Constant, 1531 Bairro : Olaria - Porto Velho - RO Telefones : (69) 3224.2404
CNPJ : 05.210.570/0001-20

 

>Ensino

 

Comunicação
Desenvolvimento: Portalrondonia.com