Star

Menu
Notícias
Ecologia
O itinerário nas trilhas da Ecologia Integral
13 de  junho de 2022 | Autor : Assessoria de Comunicação | Fonte : Assessoria de Comunicação

Na manhã de sábado, 11 de junho, encerrando a semana do meio ambiente, a Pastoral realizou mais um encontro do ITINERÁRIO DE EDUCAÇÃO À FÉ DOS ADOLESCENTES. Participaram do encontro os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, que estão engajados nessa caminhada desde o início do ano escolar.

No momento formativo foi trabalhado o tema da “Ecologia Integral”, em sintonia com a Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco. Esta foi a primeira encíclica que o Papa escreveu no início do seu pontificado, em 2015. A mensagem central desta carta está condensada numa frase repetida três vezes ao longo de suas páginas: “tudo está conectado”.

Motivados pela canção “Tudo está interligado” e pelo momento oracional que trouxe frases da referida encíclica, os adolescentes refletiram sobre o conteúdo do documento, especialmente a realidade desafiadora do mundo em que vivemos onde a poluição do meio ambiente precisa ser repensada por cada habitante do planeta, assumindo novas atitudes e estilos de vida.

O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Da mesma forma, quando falamos em proteção ambiental estamos falando também da proteção ao ser humano, em especial os mais pobres e vulneráveis.

O tema da “ecologia integral” está presente em toda a construção da carta encíclica, tanto no sentido religioso quanto na dimensão política – que o Papa Francisco apresenta na sua reflexão ao longo do texto. A Encíclica também alerta que a crise climática é uma das faces da mesma grande crise ética da humanidade, produzida pela ruptura das relações com Deus, com o próximo e com a terra. Por isso, todos somos responsáveis pelo cuidado com a “casa comum”.

Após o vídeo “Laudato Si: Educação e espiritualidade ecológicas”, a garotada foi encaminhada para os trabalhos em grupo na biblioteca, com a tarefa de responder à pergunta: O que podemos fazer para melhorar o cuidado com a Casa Comum? Através de cartazes, frases, desenhos, e muita criatividade, cada grupo elaborou o seu cartaz que foi afixado nos corredores da escola.

O momento mais emocionante do dia foi a visita à residência das Irmãs, onde os   meninos e meninas foram acolhidos com um carinho todo especial, sendo oferecido um delicioso lanche: cachorro-quente com refrigerante aos queridos visitantes.

Encerrando as atividades, cada grupo apresentou seu cartaz na área externa da residência, como síntese das reflexões feitas durante a manhã. Em seguida, os agradecimentos pela rica experiência compartilhada, neste momento em que o grupo concretizou com êxito mais uma etapa do seu Itinerário.


Rua Benjamin Constant, 1531 Bairro : Olaria - Porto Velho - RO Telefones : (69) 3224.2404
CNPJ : 05.210.570/0001-20

 

>Ensino

 

Comunicação
Desenvolvimento: Portalrondonia.com