Star

Menu
Escola em Pastoral

A Pastoral Escolar é um processo que tem por finalidade a educação integral da pessoa, cuja proposta está ligada à missão e ao carisma da congregação religiosa mantenedora. Possui organização e planejamento específico que valoriza o acolhimento, a participação, o encontro, o diálogo e a partilha entre os membros da comunidade escolar. Destinada a toda comunidade educativa: estudantes, educadores, pais e colaboradores, busca uma articulação com o processo pedagógico da Escola, com as concepções e valores que a sustentam.

A presença de uma comunidade educativa é um elemento primordial para assegurar uma eficaz ação educativa e para dar respostas concretas às demandas e às necessidades das novas gerações, num contexto sempre mais globalizado e intercultural.

          A comunidade educativa é lugar de encontro e de complementaridade entre pessoas convocadas para uma mesma missão. Em clima de reciprocidade, vive-se um rico intercâmbio de valores que permite uma convivência mais humana, onde os conflitos se resolvem de modo pacífico e democrático.

        Dom Bosco e Madre Mazzarello, com sua experiência apostólica, colocaram em primeiro plano o valor da comunidade como lugar privilegiado de educação. A dimensão comunitária, fortemente radicada no carisma salesiano, é uma exigência da pessoa humana e do mesmo processo educativo, que implica encontro, colaboração, reciprocidade.

        A Comunidade Educativa é formada pela comunidade FMA, pelos educadores, pelos jovens, pelos pais e outros membros da Família Salesiana que, em vários níveis, compartilham a missão de todos, através de papéis diferentes e complementares. Desempenham diversas funções em relação ao projeto educativo.

          Na comunidade educativa há o núcleo animador, do qual fazem parte representantes da comunidade religiosa, dos pais, dos educadores e dos jovens, cristãos que procuram testemunhar com a própria existência valores inspirados no evangelho. Todos são chamados a viver o espírito de família, a “amorevolezza” e a alegria, elementos típicos do carisma salesiano.

O estilo de vida da comunidade educativa, com o seu núcleo animador, está centrado: na Palavra de Deus, força transformadora e fonte de relações humanas verdadeiras e sinceras; na Eucaristia, vínculo de unidade e de comunhão, fonte de crescimento para a comunidade; no sacramento da Reconciliação, que contribui continuamente para tecer e refazer as relações abaladas pela fragilidade humana; no olhar de fé capaz de reconhecer o que o Espírito Santo está realizando na história das pessoas, das sociedades, dos povos; no dinamismo da comunhão que se concretiza na solidariedade com os mais pobres, com quem é excluído das oportunidades sociais.

Somos uma comunidade que educa e se educa, atenta ao cotidiano para captar os sinais da presença de Deus. Acreditamos nas energias positivas das crianças, adolescentes e jovens, e também dos adultos. Nesta perspectiva, somos chamados a deixar as próprias seguranças para acolher a fragilidade, a precariedade experimentada pelos jovens; entrar em diálogo e repensar com eles a experiência humana e religiosa.

 

No Instituto Laura Vicuña, a Pastoral Escolar, está integrada aos projetos pedagógicos, assumindo um papel fundamental e formativo, envolvendo todos na dinâmica escolar. Sistematiza a ação evangelizadora e promove ações que favorecem a vivência do mandamento novo de amar como Cristo nos amou (Cfr. Jo 13, 34).

 

Pastoral Juvenil Salesiana

A missão educativa das FMA, na sua perspectiva evangelizadora, promove uma harmoniosa e fecunda integração entre fé e experiência quotidiana. No binômio “evangelizar educando e educar evangelizando”, colocamos a originalidade da nossa Pastoral Juvenil: um anúncio “que deve poder abrir todos, de modo especial as jovens gerações, à experiência do amor de Cristo para que possam chegar gradualmente a conhecê-lo como o sentido da vida”.

A comunidade educativa, em contínuo crescimento e evolução, é chamada a criar o ambiente para que a vida que se transmite aos jovens seja abundante. Orientar as novas gerações ao encontro com Jesus de Nazaré é o objetivo prioritário da Pastoral Juvenil. “Fazer crescer Cristo no coração dos jovens” é o empenho constante de cada realidade educativa”.

A Pastoral Juvenil Salesiana assume a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que a sua tarefa fundamental é propor a todos os jovens viverem a existência humana como Jesus a viveu para que, aos poucos, se encontrem com Cristo, vivam plenamente a própria humanidade e sejam protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo.

A PJS, no Instituto Laura Vicuña, exprime a missão específica do carisma salesiano das FMA na Igreja e determina o lugar que ocupamos entre as famílias religiosas. Exprime-se, no concreto da sua ação histórica, no conjunto de projetos, obras, ambientes educativos, lugares de formação e atividades de evangelização.

 

ATIVIDADES DA PASTORAL - Link para download 

 

Textos e Frases (clique)

Rua Benjamin Constant, 1531 Bairro : Olaria - Porto Velho - RO Telefones : (69) 3224.2404
CNPJ : 05.210.570/0001-20

 

>Ensino

 

Comunicação
Desenvolvimento: Portalrondonia.com