Como escola católica salesiana, fomentamos a gratidão como um valor educativo irrenunciável na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens. Neste sentido, o serviço de pastoral, em parceria com todos os setores da Instituição, desenvolveu o projeto “Semana da Gratidão”, no período de 08 a 11/11/22, trabalhando esse conteúdo de forma dinâmica e criativa com os discentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O tema da gratidão foi refletido a partir da frase de Dom Bosco: “A gratidão é a fina flor do coração”, tendo como iluminação bíblica a passagem de Lucas 17, 11-19: A cura dos dez leprosos.
Partilhamos algumas reflexões feitas com os estudantes e educadores, desejando que esta mensagem, carregada de vida e de esperança, venha iluminar também os corações dos pais, familiares e todos os integrantes da comunidade educativa-pastoral do Instituto Laura Vicuña.
- O conceito de gratidão possui múltiplas interpretações que nos levam a uma fonte de rara beleza e riqueza, onde encontramos traços do imenso amor do Deus criador e do mistério que envolve o ser humano.
- A gratidão é uma atitude, uma emoção, um movimento do coração livre. É uma disposição afetiva que tem o poder de conduzir nossa existência numa trajetória significativa, numa vida plena de sentido.
- Gratidão é reconhecer que vivemos em um lar onde as necessidades cotidianas de sobrevivência estão garantidas. Esta atitude deve nos levar a agradecer a Deus e a pedir-lhe que nos ajude a manter sempre vivo o compromisso de proporcionar condições de vida digna para todos os seres humanos e para o planeta, nossa casa comum.
- Devemos ser gratos a Deus por tudo: pela força do coração que nos faz apreciar aquilo que nos circunda, e abrir-nos para a influência benéfica que nos vem da proximidade com os outros e com Deus.
- A gratidão deve estar presente em todas as nossas relações, começando pelas pessoas mais próximas: familiares, amigos, colegas de escola e de trabalho, cuja manifestação de gratidão (afeto, estima, ternura, apoio, compreensão) se exprime diretamente e suas características tocam e melhoram as pessoas.
- Também manifestamos gratidão nas relações mais distantes, quando o próximo é inatingível, como no caso do artista de cujas obras desfrutamos a beleza e do cientista de cujos frutos de seu engenho nos beneficiamos. A gratidão nos permite apreciar e alegrar-nos pelos dons recebidos, ainda que indiretamente.
- A gratidão deve ser vivida generosamente no cotidiano e não apenas nos grandes gestos. Gratidão por reconhecer a disponibilidade do outro ao doar a si mesmo e o seu tempo a nós, como os nossos pais, professores, colaboradores, os próprios amigos e pessoas que nos querem bem.
- A gratidão deve ser permeada de amor, a fim de atingir o nosso íntimo, libertar-nos completamente e expandir o que há de melhor em nós e nos outros. Precisamos aprender a zelar por tudo aquilo que nos foi doado. Em cada um de nós há sementes de gratidão, de cuja germinação e crescimento devemos cuidar com paciência e por toda a vida.
Para exprimir a GRATIDÃO de forma concreta, com simplicidade e espontaneidade, os estudantes foram motivados a manifestar sua atitude de gratidão com palavras e gestos, às pessoas que são importantes em suas vidas, porque se dedicam à sua formação humana, espiritual, acadêmica e cidadã:
- Aos pais e familiares: pelo amor incondicional, respeito e proteção;
- Aos professores: pelos ensinamentos, bondade e compreensão;
- Aos colegas: pela amizade e companheirismo;
- Aos funcionários e colaboradores: pelo zelo e dedicação;
- Às Filhas de Maria Auxiliadora: pela constante assistência, cuidado e oração;
- A todos os educadores: por nos ensinarem a sermos “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Gratidão a toda a Comunidade Educativa do Instituto Laura Vicuña por caminharmos juntos como Família Salesiana!
Rua Benjamin Constant, 1531 Bairro : Olaria - Porto Velho - RO
Telefones : (69) 3224.2404
CNPJ : 05.210.570/0001-20